AVALIAÇÃO FÍSICA

AF

As avaliações físicas são testes (antropométricos e ergométricos) que identificam o estado atual da condição física do cliente, seja muscular, cardio respiratório e de gordura. Inicialmente é realizada uma anamnese, um questionário, para verificar se tem alguma doença a nível cardiovascular, pulmonar, metabólica ou musco-esquelético; questões cirúrgicas; atividades físicas passadas/atuais, entre outros aspetos fundamentais.
De seguida é realizada o método da Bio-impedância na balança “Tanita”. Este método permite uma avaliação rápida do peso; percentual da massa gorda e muscular e o nível de água existente no organismo, através da passagem de corrente elétrica. Medições do perímetro da cintura, abdominal, anca e coxa. Um teste da flexibilidade dos membros superiores e inferiores e posteriormente um teste submáximo (85% da frequência cardíaca) da condição física, com um cardiofrequencimetro, para analisar o Vo2Max (capacidade máxima de absorção de oxigênio) do cliente.
 
As avaliações físicas devem ser periódicas e sucessivas, permitindo uma comparação e um acompanhamento do progresso do avaliado com precisão, verificando assim se houve uma evolução positiva ou negativa. Desta forma, é possível manter ou alterar o tipo de treino e estabelecer novas metas.
 
"Toda conquista começa com a decisão de tentar"